quinta-feira, 14 de abril de 2011

Egoísmo ao contrário

Hoje o dia começou muito difícil: ninguém queria colocar o uniforme amarelo, ninguém queria ir à escola, ninguém queria lavar o rosto ou escovar os dente - eu só ouvia NÃO QUERO, NÃO QUERO, NÃO QUERO....

Com toda a psicologia que Deus me deu fui contornando a situação e consegui deixá-los prontos - porém com mais de 1 h de atraso.

Levei os 3 com a maior dificuldade, pois o JV não dava 2 passos seguidos sem chorar ou sentar no chão dizendo que não queria ir pra escolinha e queria ficar em casa com a mamãe. Quando chegamos foi um novo dilema - não queria entrar e se debatia no meu colo chorando de soluçar..... A cada segundo meu coração era espremido com mais força até que também comecei a chorar assim que saí da porta da escola - me senti a bruxa malvada.
O JV nunca faz isso, por isso me abati mais - se fosse o manhoso e melodramático do LF eu já estou acostumada, mas o JV.... -  e PH sempre na boa.

Hoje é 5-feira e faz  +/- um mês que tirei as 5-feiras pra mim - fazer pillates, resolver problemas domésticos, ir ao banco ou ao mercado , etc - o grande problema é que estou odiando isso - me sinto improdutiva, angustiada e principalmente traidora dos meus filhos, ou seja EXTREMAMENTE EGOÍSTA !

Como deixo eles na escola e fico em casa???  Não faz sentido pra mim.....

Sei que é preciso a gente voltar a ter vida própria, pensar na gente, se cuidar, mas estou péssima - aliás, neste momento estou chorando compulsivamente e meu desejo é ir à escola e tirá-los de lá, dar e receber beijos e abraços - ir ao parque, brincar junto, correr ou simplesmente assistir à Branca de Neve e os 7 anões e Monstros SA pela milionésima vez (detalhe: eles querem sempre as mesmas partes de cada filme - é a fase da repetição).

Só não vou fazer isso pois tenho mais um parto programado lá pelas 12h - sim, para o meu dia de folga - pelo menos não ficarei tão improdutiva.

Mas com certeza vou buscá-los antes na escola - se não fizer isso meu coração vai  EXPLODIR DE CULPA!!!!

Acho que preciso exercitar meu egoísmo - isso é possível ????
Não sei se sou louca ou simplesmente sou assim e pronto - só não consigo continuar nessa situação !
Volto a trabalhar, deixo eles em casa nas 5-feiras  ou começo a fazer terapia ???????
Coração de mãe é difícil de entender ......e como machuca.....


Aqui a gente apenas planejava e só imaginava...

Aqui a vida real apenas começou....
O cordão umbilical foi cortado mas o cordão do amor se fixou para sempre!!!!

Segue uma citação do grande Saramago:

Filhos são do Mundo (José Saramago)
Devemos criar os filhos para o mundo. Torná-los autônomos, libertos, até de nossas ordens.
A partir de certa idade, só valem conselhos.
Especialistas ensinaram-nos a acreditar que só esta postura torna adulto aquele bebê que um dia levamos na barriga.
E a maioria de nós pais acredita e tenta fazer isso.
O que não nos impede de sofrer quando fazem escolhas diferentes daquelas que gostaríamos ou quando eles próprios sofrem pelas escolhas que recomendamos.

Então, filho é um ser que nos emprestaram para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores
defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.
Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado.

Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo!
Então, de quem são nossos filhos? Eu acredito que são de Deus, mas com respeito aos ateus digamos que são deles próprios, donos de suas vidas, porém, um tempo precisaram ser dependentes dos pais para crescerem, biológica, sociológica, psicológica e emocionalmente.

E o meu sentimento, a minha dedicação, o meu investimento? Não deveriam retornar em sorrisos, orgulho, netos e amparo na velhice?
Pensar assim é entender os filhos como nossos e eles, não se esqueçam, são do mundo!

Volto para casa ao fim do plantão, início de férias, mais tempo para os fllhos, olho meus pequenos pimpolhos e penso como seria bom se não fossem apenas empréstimo! Mas é. Eles são do mundo. O problema é que meu coração já é deles. Santo anjo do Senhor...

"A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver "

Beijos

Soraia

5 comentários:

  1. TE AMO MINHA IRMA, VC É IMPAR EM TD QUE VC FAZ, JUNTAMENTE COM O TIO LULU, ORGULHO-ME MUITO DE VCS TODOS!

    ResponderExcluir
  2. sei exatamente como esta se sentindo, realmente nao faz sentido, mas é necessário ter esse tempo seu, precisamos disso, senao nao aguentamos a paulera......nao se sinta culpada nao, vc faz demais, e precisa recarregar a energia.


    chorar faz bem pra alma!!!
    bjos Sossô

    ResponderExcluir
  3. So, além de uma excelente médica vc está se saindo uma ótima escritora.
    Precisa sim agora começar a ser mais egoísta e curtir este tempo só seu. Pode ter certeza de que no futuro seus filhos irão se orgulhar demais da maravilhosa mãe e pessoa que vc é! Beijão

    ResponderExcluir
  4. Esse é mesmo um mundo muito louco, já que estou escrevendo no blog da minha esposa, tratando de um assunto sobre o qual sempre falamos pessoalmente, mas diante do meu orgulho por ser ela uma “blogueira” tão linda, acho que vale a “publicidade”.
    Sei que é difícil dizer isso e pode ser algo que tenha a ver exclusivamente com o fato de ser homem, mas não se trata de egoísmo. É necessário estar bem e preparado para ajudar aos outros. Num livro muito interessante, um professor de ciência da computação, Randy Pausch (vejam em http://www.alicaofinal.com.br) fala de seu câncer terminal e de como sua esposa ficava e ficaria sobrecarregada com sua doença e morte certa (que ocorreu em poucos meses).
    Em um dos momentos do livro ele fala da necessidade de ela estar bem, de cuidar dela mesma, fazendo uma feliz referência às comissárias de bordo dos aviões, quando dão instruções aos passageiros quanto aos procedimentos de segurança e emergência:
    Se houver despressurização da cabine, máscaras de oxigênio cairão automaticamente. AJUSTE PRIMEIRAMENTE SUA MÁSCARA ANTES DE AJUDAR CRIANÇAS OU QUALQUER OUTRO PASSAGEIRO.
    Em outro livro, do qual não me recordo, há uma explicação fisiológica para isso, se tentarmos colocar as máscaras em uma criança antes de colocarmos em nós mesmos, certamente vamos desmaiar pela falta de oxigênio e então serão duas vidas em risco.

    Assim, é preciso ter energia, boa saúde e disposição para a difícil e incrivelmente maravilhosa tarefa de cuidar dos nossos pequenos.
    Sei que é difícil e até eu fico mal quando eles choram, mas ter um tempo para você, Sossô mulher da minha vida e meu presente de Deus, não é egoísmo, é sinal de respeito e responsabilidade pela gratificante missão que temos com nossos tri-picaretinhas!
    Amo muito você!
    Lulu

    ResponderExcluir
  5. Dra, já era sua admiradora... agora sou mais fã ainda!!! Ler este blog esta sendo uma terapia...rsrsrs Daqui a pouco vira um best seller!!! Um beijão

    ResponderExcluir