segunda-feira, 28 de março de 2011

Educar é ....

Quando os bebês nasceram eu estava com 38 anos.

Eu posterguei muito a maternidade pois tinha medo de ser mãe. Achava e ainda acho uma responsabilidade muito grande formar um SER HUMANO bom = ajudar a formar o caráter, a moldar a personalidade, dar noções de cultura, religião, cidadania, respeito ao próximo, etc .... ufa.....

Hoje digo que todos os meus medos se concretizaram - é realmente muito difícil !!!!!
Mas é uma delícia - um lindo desafio !!!!!

A gente fala 1 - 2 - 10 - 100 x a mesma coisa e eles ainda nos testam.

Esses dias os 3 estavam no banho e o JV ficava beliscando e puchando o cabelo do Nando. Depois de conversar 1 - 2 x, acabei por colocá-lo na nossa famosa Cadeira do Pensamento por 2 min (1 min por cada ano de vida).
Banho de espuma.
 Só alegria !

Voltei ao banheiro pra terminar o banho do PH e do Nando e fiquei explicando aos 3 o motivo do castigo.
Quando fui tirá-lo de lá levei um susto e fiquei sem reação: o JV tinha mordido e rasgado a cadeira em vários lugares - nos braços e encosto. Automaticamente me lembrei do meu adorado e saudoso cocker spaniel LITTLE, que quando filhote, também fez um rombo em um sofá novinho que meus pais haviam comprado pra nossa casa novinha....ele queria esconder a bolinha.

Já o JV queria me mostrar que ele estava se sentindo super bem alí naquele lugar e que ele tinha mais força que eu - mero engano - mais 2 min de castigo, só que agora no Tapetinho do Pensamento!
E eu internamente preocupadíssima com a agressividade dele - que Deus me ajude !
 
Olhem o estrago !!!!



Mais pertinho pra não perder os detalhes !!!!
 Bebês são assim = egocêntricos  e impulsivos - fazem as coisas sem ao menos saber que existem consequências.
Eles querem e pronto - fazem.
Coitados dos anjos da guarda!!!!!

Sei que agora com um pouco mais de 2 anos eles já sabem o que é certo e o errado, mas
educar é:
*ter paciência e explicar 1.000 x a mesma coisa; *enfatizar os riscos e as coisas boas de cada atitude; *dar broncas quando nescessário;
*dar parabéns e elogiar sempre que possível e
*rezar pra eles aprenderem rápido.

Acho que além de pegar dicas com a Super nanny também vou assistir alguns episódios do Dr. pet.

Beijos

Soraia

2 comentários:

  1. Sô, que fofos, fico imaginando a cara deles de rebeldia e a sua de boba..rsrsrssr!e pensar que isso é só o começo..hahahahahaha!brincadeirinha tá?? eu só me divertir c a sua postagem!bjo aos pentelhinhos e a mamãe piradinha!isso tudo faz parte do showw!!

    ResponderExcluir
  2. Não é facil mesmo, e olha que so temos uma (fera). As dicas da Super Nanny já fazem parte da rotina de casa desde que a Manu chegou, mas tbem vou começar a observar melhor o Dr. Pet e o Cesar (Animal Planet) pra ver se consego trocar obediência por alguma guloseima...rs
    O relato do sofá me fez lembrar um castigo aplicado a Manu e ela como forma de mostrar que estava contrariada, jogou tudo que estava proximo dela no chão e depois se jogou tbem. nem preciso dizer que os minutinhos se multiplicaram várias vezes. Ela teve que juntar tudo e pedir uma série de desculpas. Graças a Deus, deu certo e fez uma única vez.

    ResponderExcluir